Ver o conteúdo principal

2ª Edicao: Data & Technology Challenge

29 mai, 2021
09h30
Plataforma Zoom

Data & Technology Challenge - Ciência de Dados aplicada à Gestão

Após o sucesso da edição anterior, a NOVA IMS prepara a 2ª edição do Data & Technology Challenge, com o tema Ciência de Dados aplicada à Gestão.

Introdução

Se és Curios@ e gostas de estar Informad@ sobre a Atualidade responde a estas perguntas:
  • Que importância tem a Tecnologia e a Análise e Ciência de Dados para a gestão e tomada de decisão nas empresas e na sociedade?
  • Sabes que sempre que paras de ver uma série, ou filme, na Netflix estás a ajudar esta plataforma a criar cada vez melhores séries e filmes?

Conseguiste?
Se não sabes todas as respostas, a NOVA IMS, numa manhã responde a estas questões e outras mais, através da apresentação de exemplos práticos e aplicação de um desafio com atribuição de PRÉMIOS para o primeiro e segundo classificados!

1º Classificado
Uma subscrição do Spotify Premium de 6 meses ou um voucher NETFLIX no valor de 50 euros.

2º Classificado
Uma subscrição do Spotify Premium de 3 meses ou um voucher NETFLIX no valor de 25 euros.

Programa
Ciência de Dados aplicada à Gestão (9h30-13h)

  • O novo paradigma da Gestão;
  • Introdução à Ciência de Dados;
  • Desafio: Como usar a Ciência de Dados para prever o futuro?

Informações Gerais

Destinatários

  • Estudantes do Ensino Secundário que queiram obter conhecimentos sobre Tecnologia, Análise e Ciência de Dados.

Data e Duração

  • O curso realiza-se a 30 de março de 2021. A duração é de 1 dia (das 9h30 às 13h00, e das 14h00 às 18h00).

Língua

  • Português.

Requisitos

  • PC ou Mac com Microsoft Excel instalado e ligação à Internet.
  • Plataforma Zoom.

Inscrições

  • As inscrições decorrem até 26 de março de 2021.

Podes frequentar apenas um dos módulos mas aconselhamos a inscrição nos dois (manhã e tarde). Se queres obter mais informações sobre este dia, envia email para este contacto: sferreira@novaims.unl.pt.

Programa

Basta ligar a televisão para ouvirmos falar em Dados e Ciência de Dados, sobretudo desde o escândalo da “Cambridge Analytica” (Facebook). A verdade é que no mundo atual quase tudo o que fazemos gera dados, dados esses que podem (e devem!) ser utilizados por empresas e organizações públicas para ajudar a tomar virtualmente todo o tipo de decisões:

  • Sabes que sempre que paras de ver uma série, ou filme, na Netflix estás a ajudar esta plataforma a criar cada vez melhores séries e filmes?
  • Já reparaste que o Spotify consegue adivinhar muitas vezes as músicas que gostas mesmo antes de tu as conheceres?
  • Sabias que nos EUA uma cadeia de supermercados soube que uma mulher estava grávida antes dela própria o saber?

Por estas e muitas outras razões a Harvard Business Review considera os “cientistas de dados” como a profissão mais sexy do século XXI. A The Economist considerou que o recurso mais valioso do mundo já não é o petróleo, mas sim os... dados! Vem ter um pequeno vislumbre de tudo o que vais poder fazer com dados para teres uma carreira de sucesso!

Conteúdos

  • O novo paradigma da gestão (30min);
  • Introdução à Ciência de Dados (1h30m);
  • Desafio: Como usar a ciência de dados para prever o futuro? (2h00m).

Desafio

No final do programa será dada uma listagem de dois mil clientes para que os alunos escolham quais deles devem ser contactados para uma campanha de marketing. Cada contacto terá um custo e potencial benefício associado. Analisado os dados disponibilizados, assim como a aplicação dos conceitos ensinados, os alunos terão três dias para enviar a sua proposta com os Clientes que a empresa deve contactar. O primeiro e segundo prémio será atribuído aos alunos que, respetivamente, obtiverem melhores resultados nas suas propostas.

Lecionado por

Professor Frederico Cruz Jesus

Formulário de Inscrição

As inscrições encontram-se encerradas.