Ver o conteúdo principal

The Role of Data Science, Big Data and Artificial Intelligence in the Digital Transformation

Ddp Dsbddt

The Role of Data Science, Big Data and Artificial
Intelligence in the Digital Transformation

Qual o potencial da Data Science e da Big Data na aplicação aos problemas de negócios? Que impactos das tecnologias intensivas em informação na alteração dos processos de tomada de decisão organizacionais?
Como melhor compreender o Modelo de Maturidade "Information Digital Transformation" da IDC e como o utilizar para fazer uma avaliação preliminar do estágio de sua organização?

Quais as implicações da arquitetura informacional, do conhecimento e da colaboração? Como identificar as oportunidades de monetização e produtização dos dados enquanto novas fontes de rentabilidade? Quais as questões de privacidade de dados relacionadas com a informação de cliente no contexto das novas diretivas da Comissão Europeia sobre o tema?

A resposta a estas e outras questões servem de base para o desenvolvimento de um programa de introdução ao Data Science, Big Data e à Transformação Digital, desenvolvido em parceria com a IDC.

Entidade Parceira

  • IDC (1)
    IDC

Destinatários

Entre os principais destinatários deste curso, destacam-se os seguintes:

  • Gestores e diretores das áreas de sistemas de informação e marketing que pretendem aprofundar os seus conhecimentos no que respeita à transformação digital, em particular o papel que o Data Science e o Big Data terão nesta alteração de paradigma;
  • Profissionais que participam ou têm responsabilidades no planeamento, implementação e monitorização de projetos de transformação digital;
  • Profissionais da área de business analytics que pretendem compreender como a sua função pode contribuir para o desenvolvimento da organização;
  • Profissionais e consultores, que pretendem desenvolver uma visão clara do papel dos dados e da informação no futuro da competitividade empresarial.

Inscrições e Valores

Inscrições

As inscrições a este curso são efetuadas através do Portal de Candidaturas da NOVA IMS.

Localização

O curso decorrerá no Campus de Campolide da Universidade NOVA de Lisboa.

Valor do Curso

O valor deste curso é de 1.450€. Estão incluídos: os coffee breaks, os almoços, acesso ao estacionamento, a emissão de Certificado de Participação.

O pagamento do valor do curso poderá ser efetuado em prestações: 40% na confirmação da inscrição no curso e 60% até 2 semanas antes do início do curso.

Idioma

Este curso será lecionado em português.

Descontos

Os descontos abaixo não são cumulativos:

  • 5% de “early bird” para inscrições pagas até 1 mês antes do início do curso;
  • 10% para os Alunos e Alumni (de Licenciatura, Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento) da Universidade NOVA de Lisboa, se pago individualmente;
  • 20% de desconto na inscrição de 5 pessoas da mesma empresa;
  • 30% de desconto para entidades associadas da AD NOVA IMS;
  • 30% de desconto para Clientes IDC.

Programa

Módulo Docente(s) Horas
Data-Driven Thinking, Data as a Resource and Fact-based Decision Making Fernando Bação 2
Digital Transformation & Maturity Model Information Digital Transformation Gabriel Coimbra 2
Information Visualization, Knowledge Creation and Collaboration in the Big Data World Roberto Henriques 2
Enterprise Case Studies TBD 2
Value Realization, Monetization, Productization and Service Innovation Fernando Bação 2
Data Security and Privacy Bruno Horta Soares 2
Value Realization Workshop with Design Thinking Fernando Bação, Guilherme Victorino, Bruno Horta Soares, Gabriel Coimbra 4

Conteúdos Programáticos

  • Data-Driven Thinking, Data as a Resource and Fact-based Decision Making

    Objetivos

    • Compreender os conceitos de Data Science e Big Data;
    • Compreender as características dos dados enquanto recursos organizacionais;
    • Compreender os benefícios de um processo de tomada de decisão baseado em dados.

    Conteúdo

    • Introdução ao data science e big data;
    • A emergência dos dados enquanto fator de produção;
    • O futuro da tomada de decisão: evidência versus intuição.

    Recursos Pedagógicos

    • Provost, F., and Fawcett, T. 2013. "Data Science and Its Relationship to Big Data and Data-Driven Decision Making." Big
      Data 1(1):51–59.
    • McAfee, A., and Brynjolfsson, E. 2012. "Big Data: The Management Revolution." Harvard Business Review 90:60–68.
    • Barton, D., and Court, D. 2012. "Making Advanced Analytics Work for You." Harvard Business Review 90:79–83.
  • Digital Transformation & Maturity Model Information Digital Transformation

    Objetivos

    • Compreender as principais componentes para a avaliação do nível de maturidade da Transformação da Informação nas organizações;
    • Compreender os estágios, os fatores chave e os resultados esperados para a Transformação da Informação como um fator crítico para a transformação digital da organização;
    • Capacitar os decisores com uma ferramenta de avaliação e benchmark para definir metas e planos de melhorias a curto e longo prazo.

    Conteúdo

    • Visão IDC para a Transformação Digital;
    • Apresentação do IDC MaturityScape: Information Digital Transformation 1.0;
    • Aplicação do modelo de avaliação e benchmark;
    • Análise dos fatores de melhoria para uma maior maturidade da Transformação da Informação nas organizações.

    Recursos Pedagógicos

    • IDC MaturityScape: Digital Transformation;
    • IDC FutureScape: Worldwide Analytics, Cognitive/AI, and Big Data 2017 Predictions;
    • IDC MaturityScape: Information Digital Transformation 1.0;
    • IDC MaturityScape: Information Digital Transformation 1.0 – Benchmark.
  • Information Visualization, Knowledge Creation and Collaboration in the Big Data World

    Objetivos

    • Compreender as atuais arquiteturas de informação que suportam a transformação digital e as organizações analíticas;
    • Perceber como a Business Intelligence contribui para maximizar o valor no negócio e criar vantagens competitivas analíticas através de abordagens analíticas que suportam a gestão do conhecimento nas organizações;
    • Compreender o papel das aplicações analíticas na monitorização do desempenho das organizações e no suporte à colaboração através de storytelling e ferramentas de visualização e manipulação de dados.

    Conteúdo

    • Gestão do Conhecimento e Business Intelligence;
    • Arquitecturas informacionais de suporte às organizações Data-Driven;
    • Identificar e construir os indicadores chave das aplicações analíticas (KPIs) em contexto empresarial;
    • Desenhar o CxO dashboard.

    Recursos Pedagógicos

    • Business Intelligence: A Managerial Perspective on Analytics (2014), by Dursun Delen, Efraim Turban, David Ramesh Sharda;
    • Introducing Microsoft Power BI (2016), by Alberto Ferrari and Marco Russo.
  • Value Realization, Monetization, Productization and Service Innovation

    Objetivos

    • Compreender as implicações económicas da informação enquanto ativo;
    • Compreender os principais modelos de negócio;
    • Compreender os conceitos de monetização e produtização de informação.

    Conteúdo

    • Fundamentos da definição de preços em produtos informacionais, versões, efeitos de rede, standards, estratégias de cooperação;
    • Modelos de negócio informacionais: diferenciação baseada em informação, venda de informação e redes de distribuição;
    • Data science para humanos e data science para máquinas.

    Recursos Pedagógicos

    • Shapiro C, Varian HR. 1999. Information Rules: AStrategic Guide to the Network Economy. HarvardBusiness School Press: Boston, MA.
    • Wang, R. 2012. What a Big-Data Business Model Looks Like. Harvard Business Review.
  • Data Security and Privacy

    Objetivos

    • Conhecer os riscos relacionados com as tecnologias emergentes, em particular Big Data & Analytics;
    • Enquadrar a gestão da Informação no contexto da governança e gestão dos Sistemas de Informação corporativos;
    • Entender os princípios básicos que indivíduos e organizações podem usar para garantir a proteção da segurança e privacidade de dados;
    • Conhecer as linhas gerais para implementação de um programa para implementação de uma framework corporativa de governança e gestão da segurança e privacidade da Informação.

    Conteúdo

    • Apresentação dos principais requisitos legais e normativos relacionados com a segurança e privacidade, em particular o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD);
    • Enquadramento geral dos princípios e facilitadores de governança e gestão da segurança e privacidade da Informação e apresentação das boas práticas relacionadas;
    • Desenho e implementação de uma framework de governança e gestão da segurança e privacidade da Informação;
    • Implementação das estruturas organizacionais de suporte à segurança e privacidade da informação (CISO, CSO e CPO);
    • Lançamento do programa de proteção da privacidade;
    • Casos práticos e exemplos de aplicação.

    Recursos Pedagógicos

    • Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados;
    • ISACA Privacy Principles and Program Management Guide.

Corpo Docente

Bruno Horta Soares

Executive Senior Advisor da IDC Portugal

Image content

Experiência profissional de 15 anos na indústria de serviços profissionais de assessoria, consultoria e auditoria, em projetos nos domínios de Governance, Gestão, Risco e Segurança de Sistemas de Informação nas indústrias de Financial Services, Technology, Media & Telecommunications, Healthcare e Government, tendo colaborado com os principais players de mercado em Portugal, Angola e Moçambique.

Iniciou a sua carreira profissional na Deloitte Consulting, tendo passado posteriormente pela área de Information Risk Management da KPMG e integrado em 2006 a divisão de Enterprise Risk Services da Deloitte. Atualmente colabora com um ecossistema de parceiros locais e internacionais, entre os quais a IDC Portugal onde é desde 2015 IT Executive Senior Advisor para as áreas de IT Strategy, Governance e Security. É professor convidado no ISCAC -Business School Coimbra, Católica Lisbon School of Business & Economics, Instituto Superior Técnico, Universidade Europeia, Universidade Portucalense e Unipê – Centro Universitário de João Pessoa (Paraíba, Brasil), e Presidente fundador do ISACA Lisbon, Portugal Chapter, colaborador em várias associações profissionais e orador em diversas conferências e seminários locais e internacionais.

Fernando Bação

Professor da Universidade NOVA de Lisboa

Image content

Gabriel Coimbra

Country Manager da IDC Portugal

Image content

Gabriel Coimbra tem mais de 20 anos de experiência na área das TIC e é o Director-Geral da IDC para Portugal. Para além das suas funções de gestão, está pessoalmente envolvido no planeamento e coordenação dos serviços de informação e consultoria da IDC em Portugal.

Gabriel Coimbra é mestre em Estatística e Gestão de Informação pela NOVA IMS e pós-graduado em Gestão Avançada pela Escola de Negócios e Economia da Universidade Católica. Está presente com muita frequência, como “invited speaker” em grandes eventos de transformação digital e TIC em Portugal, Angola, Moçambique, Brasil e Espanha e colabora com a academia e programas de pós-graduação em sistemas de informação e transformação digital em algumas das mais influentes universidades de Portugal, onde se inclui Universidade NOVA de Lisboa.

Guilherme Victorino

Professor da Universidade NOVA de Lisboa

Image content

Roberto Henriques

Professor da Universidade NOVA de Lisboa

Image content

Fernando Bação
Coordenador do Curso
André Ramos
Data Scientist, Siemens Portugal
Ana Paula Neto
Subdiretora-Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira
Mário Campos
Subdirector-geral dos Sistemas de Informação da Autoridade Tributária e Aduaneira
slider item
Este curso pretende proporcionar um roadmap do papel das novas tecnologias associadas aos dados e à informação (data science e big data) na transformação digital das organizações. O curso pretende proporcionar as bases para refletir sobre a forma como a informação se pode transformar numa vantagem competitiva e fonte de criação de riqueza, diferenciação e inovação. A forma como a informação se “infiltrou” em todas as componentes da cadeia de valor e as transforma diariamente, é testemunho da importância que já tem na transformação do negócio. A sua capacidade disruptiva condicionará a criação de valor e a “monetização” dos dados será determinante em todas as indústrias. As organizações capazes de mobilizar a informação para alavancar o seu crescimento terão uma vantagem competitiva significativa e passível de transformar o ambiente competitivo de qualquer indústria.
Fiquei incrivelmente surpreendido com a abordagem e os conteúdos apresentados. Uma viagem pela cadeia de valor e fluxo da informação que circula dentro das organizações. Mapeamento transversal das vantagens competitivas e oportunidades da informação como fator diferenciador. “Overview” dos novos desafios da Indústria 4.0 com uma constante partilha de conhecimentos e experiências terminando de uma forma inesperada com "Design Thinking”.
Curso muito interessante que me permitiu clarificar e sistematizar alguns conceitos fundamentais na análise e exploração de dados.
O curso é extremamente interessante, apelando aos formandos a sair da sua área de conforto, na reflexão sobre a forma como os dados podem ser um ativo essencial do desenvolvimento das organizações e dos seus modelos de negócio.