Ver o conteúdo principal

Information Design Applied to Data Science

IDA2DS

Information Design
Applied to Data Science

O crescimento do volume de dados a par com a necessidade de criar valor para as organizações, tornou o design da informação (Information Design) numa área de conhecimento vital para a clareza  da visualização do processo de transformação de dados em valor, do seu significado e da mais-valia nos processsos de Data Science.

Reunindo um série de especialistas de múltiplas áreas - artes, design de comunicação e de data science - o Programa Executivo da NOVA IMS contém a multidisciplinaridade essencial para dar sentido aos dados, através da visualização de forma precisa, clara, envolvente e esteticamente atraente.

O programa excutivo possibilita aos participantes:

  • Entender e aplicar os conceitos básicos de design da comunicação e de informação;

  • Entender as diferentes fases de um projecto de Information Design;

  • Aplicar métodos de storytelling visual para obter o máximo impacto e valor;

  • Compreender as técnicas de utilização do video na visualização;

  • Executar um projecto prático;

  • Partilhar e debater com especialistas nacionais e internacionais as principais tendências e análise de casos práticos.

Destinatários

O curso “Information Design Applied to Data Science” é dirigido a todos aqueles que necessitam de apresentar e comunicar de forma clara e com impacto estético o valor e o sentido dos dados e da informação: 

  • Data Scientists e analistas de informação;
  • Gestores de dados e de informação;
  • Gestores de Conhecimento;
  • Analistas, gestores de projectos, responsáveis de Sistemas de Informação, Marketing, Vendas, CRM, Estudos de Mercado e Risco;
  • Responsáveis de comunicação e visualização.

Corpo Docente

Luís Bettencourt Moniz

Coordenação, seminários e mesas redondas

Image content

É coordenador do programa Alumni da NOVA IMS. Autor de livros de Marketing Performance e docente convidado na mesma área. É vice-presidente da Data Science Portuguese Association e presidente da Alumni NOVA IMS.

Mestre em Gestão de Informação pela NOVA IMS e licenciado em Estatística e Gestão de Informação pela NOVA IMS.

 

Manuel Lima

Coordenação e Docente de Princípios de Information Design

Image content

Manuel Lima é um designer, autor, conferencista e investigador português residente em Nova Iorque. Manuel é Fellow da Royal Society of Arts (FRSA), Londres, fundador de VisualComplexity.com, Diretor de Design na Google, e professor na Parsons School of Design. Manuel foi nomeado pela prestigiada revista americana Creativity, como “uma das 50 mentes mais criativas e influentes de 2009”.

Manuel Lima é uma voz activa na área da visualização de informação, tendo falado em inúmeras conferências, festivais, e universidades em todo o mundo, tais como TED, Lift, OFFF, Eyeo, Ars Electronica, Harvard, Yale, MIT, Royal College of Art, NYU Tisch School of the Arts, ENSAD Paris, University of Amsterdam, MediaLab Prado Madrid. O seu trabalho foi mencionado em inúmeras publicações e meios de comunicação social, incluindo WIRED, New York Times, Science, Nature, BusinessWeek, Forbes, Fast Company, The Guardian, BBC, CNN, Design Observer, Creative Review, Eye, Grafik, Étapes, El País, Visão e Expresso.

O seu primeiro livro Visual Complexity: Mapping Patterns of Information foi traduzido para Francês, Chinês, e Japonês. O seu mais recente livro The Book of Circles: Visualizing Spheres of Knowledge, publicado em Maio de 2017 pela Princeton Architectural Press em Nova Iorque, explora mais de 1000 anos de cultura visual através do símbolo do círculo, combinando um sem número de disciplinas e áreas do conhecimento humano.

Com mais de 12 anos de experiência na criação de produtos digitais, Manuel Lima trabalhou para a Microsoft, Nokia, R/GA, e Kontrapunkt. Manuel licenciou-se em Design na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e em 2005 completou o mestrado em Design e Tecnologia na Parsons School of Design, em Nova Iorque. Para este propósito recebeu três bolsas de estudo, respectivamente da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Luso-Americana, e a bolsa do Reitor da Parsons School of Design. Durante o mestrado, Manuel Lima trabalhou com o Siemens Corporate Research Center, American Museum of Moving Image, e Parsons Institute of Information Mapping em projectos de investigação para a National Geo-Spatial Intelligence Agency.

 

Miguel de Castro Neto

Coordenação e Docente de Gestão e Visualização de Dados

Image content

Cátia Rijo

Docente de Visual and Infographics Lab

Image content

Cátia Rijo é Doutorada em Design pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, Mestre em Produção gráfica e Licenciada em Design Visual ambos pelo IADE.

Atualmente é professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa, membro da equipa de coordenação da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias onde coordena e leciona as disciplinas relacionadas com Design.

Em 2016 fundou o DESIGNLAB4U, laboratório de cariz profissionalizante que visa a imersão dos estudantes do Curso de Artes Visuais e Tecnologias em contextos pedagógicos de trabalho sociais ou de investigação reais, bem como o provimento de um laboratório de design de índole profissional capaz de dar resposta a solicitações no âmbito do Design. Este laboratório tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de colaborar em projetos reais com projeção na comunidade, gerados num contexto imersivo de aprendizagem, facilitando e fomentando a criatividade, assim como o desenvolvimento de atividades de enriquecimentos cultural e social.

Publica regularmente capítulos de livros, entre eles “Integrating the syntactic and semantic dimensions in packaging design projects” (Springer, 2021), “Graphic Expression and Semantic Analyze on Brand Mark Creation” (Springer, 2021), “DESIGNLAB4U: A Laboratory of Knowledge, Experimentation and Practical Action” (Springer, 2019).

Cátia Rijo é coordenadora de projetos financiados e membro investigadora no CIAUD.

Publica regularmente artigos, nacionais e internacionais, em revistas da especialidade e participa frequentemente em congressos internacionais e nacionais.

Atualmente é Presidente da Image Research Network, membro de comissão científica em diversos jornais e conferências e é regulamente convidada a integrar júris de Mestrados e Doutoramentos.

 

David Gabriel

Docente de Motion Design Lab

Image content

Autor da identidade visual de programas televisivos como «Câmara Clara» (RTP 2); «Sociedade das Belas Artes» (SIC N); «Diz que é uma espécie de magazine» (SIC); «PopUp» (RTP 2); entre tantos e tão variados, é também realizador e argumentista.

Assinou a realização de vários episódios da série documental «Tradições - Retalhos da Vida de um povo», exibida na SIC Notícias, assim como campanhas publicitárias para a Culturgest, Serralves, Gulbenkian, Teatro Maria Matos, Unicre, entre outras.

Atualmente diretor criativo freelancer e designer para várias produtoras de conteúdos e agências.

Entre 2011 e 2017 colaborou na criação do conceito, pesquisa, produção e argumento do projeto transmedia de animação assente na longa-metragem «Lisboa XIX». Este projeto recebeu subsídio do ICA com vista ao seu desenvolvimento.

Foi docente convidado: «Laboratório Audiovisual» ESAD.CR (Escola Superior de Artes e Design, Núcleo Caldas da Rainha) e no seminário «Motion Design», Licenciatura Design de Comunicação, Faculdade de Belas Artes, Lisboa

Licenciou-se em Design de Comunicação, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa.

 

Guilherme Victorino

Inovação de Base Analítica

Image content

Sónia Laima

Docente de Motion Design Lab

Image content

Sónia Laima é CEO, e fundadora, da agência de conteúdos para marcas e empresas Rebel Act, desde 2010. Em 2016 abraçou a carreira de realizadora tendo assinado vários projetos, entre os quais se destaca a websérie com 12 episódios «Navigator Teams».

Em 2015, integrou o júri do concurso «Galp Create, energia às ideias», e assinou projetos distinguidos no Grande Prémio APCE na categoria Vídeo, e na categoria Inovação. Em 2009, estreou «Paredes Meias», documentário sobre o Bairro da Bouça, obra de Siza Vieira, no Doc Lisboa. Nesse ano, o Prémio AICA, Associação Internacional de Críticos de Arte, foi atribuído a este projeto.

Foi coordenadora de guionismo no programa «Prós & Contras», RTP 1. Integrou a equipa criativa de «Operação Triunfo» e «Noites Marcianas», e foi editora executiva no «Imagens de Marca», SIC Notícias, entre outros. A par da atividade audiovisual, publicou nas revistas «Visão», «Sábado», «Máxima», «Evasões».

 Mestre em «Estratégias Identitárias» pela FCSH, Universidade Nova de Lisboa. É licenciada em Ciências da Comunicação nesta instituição. «Cool Hunter» para a agência internacional «Science of Time» entre 2010/ 2014. Estudou «Design Thinking» em Stanford University, EUA.

 

Informações Gerais

Data, Horário e Local

O curso realiza-se nas instalações da NOVA IMS no Colégio Almada Negreiros da Universidade Nova de Lisboa ou em local a acordar entre ambas as partes.

Inscrições

As inscrições a este curso são efetuadas através do Portal de Candidaturas da NOVA IMS.

Valor do Curso

O valor do curso é de 3.000€ (mínimo de 12 inscrições).

Descontos

Os descontos abaixo não são cumulativos:

  • 10% para os Alunos e Alumni (de Licenciatura, Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento) da Universidade NOVA de Lisboa, se pago individualmente;
  • 20% de desconto na inscrição de 5 pessoas da mesma empresa;
  • 30% de desconto para entidades associadas da AD NOVA IMS.

Certificado

A participação no curso atribuí a todos os participantes um certificado de formação avançada da Nova Information Management School da Universidade Nova de Lisboa.

Programa

  • Módulo 1

    Information Design Foundations: Principles and Strategy:

    • Princípios de Information Design: Manuel Lima, 16h;
    • Gestão e Visualização de Dados: Miguel de Castro Neto, 8h;
    • Design Thinking: Guilherme Victorino, 8h;
    • Projecto I: Ideação: Miguel de Castro Neto, Guilherme Victorino, 8h.
  • Módulo 2

    Information Design Implementation: Build and Design:

    • Visual and Infographics Lab: Cátia Rijo, 16h;
    • Motion Design Lab: Sónia Laima e David Gabriel, 16h;
    • Projecto II: Execução e Partilha: Cátia Rijo e Sónia Laima, 12h.
  • Módulo 3

    ID Leading Edge Seminars and roundtables (host by Luis Bettencourt Moniz):

    • Trends in ID: Manuel Lima, 1h;
    • Infographics in ID: a designar em breve, 1h;
    • ID and Art: a designar em breve, 1h;
    • ID e Espaços Humanos: Smart Cities: Miguel de Castro Neto, 1h;
    • ID in Business Intelligence & Analytics: 1h;
    • ID in UX: 1h.

Coordenação

  • avatar
    Luís Bettencourt Moniz
    Coordenação, seminários e mesas redondas
  • avatar
    Manuel Lima
    Coordenação e Docente de Princípios de Information Design
  • avatar
    Miguel de Castro Neto
    Coordenação e Docente de Gestão e Visualização de Dados