Ver o conteúdo principal

Aluno Internacional

Topo IMS 11

Aluno Internacional

Informação Útil

A NOVA IMS está localizada no Campus de Campolide, um Campus que oferece algumas instalações como residência, serviços de alimentação, serviços de fotocópia, caixa multibanco e livraria, além de todos os serviços que pode encontrar na NOVA IMS, como Serviços Académicos, Serviços de Informática e Serviços de Biblioteca e Documentação.

Nos Serviços Académicos, encontra todo o apoio e informações necessárias ao seu percurso académico, por exemplo: inscrições, horários e calendários (Calendário de Exames, Calendário Escolar).

O apoio helpdesk é fornecido pelos Serviços de Informática a todos os alunos matriculados na NOVA IMS. Os Serviços de Informática oferecem um conjunto de software da ESRI, Clarck Labs, Microsoft, MicroStrategy, OutSystems, QlikView, SAP, SAS e SYBASE para fins de ensino e investigação.

A biblioteca da NOVA IMS é especializada nas áreas de Estatística e Gestão da Informação e tem como objetivo proporcionar a alunos, professores e investigadores o acesso à documentação e informação necessária ao desenvolvimento das suas atividades científicas e académicas.

Terá acesso a cerca de 5.000 livros, teses e dissertações em papel e versão eletrónica do Repositório UNL, e periódicos completos da JSTOR, Emerald, Wiley Blackwell e B-On Online Knowledge Library (mais de 22.000 publicações científicas internacionais de 19 editoras).

Clique aqui para obter mais informações úteis.

Como Obter o seu Visto

Portugal integra o Espaço Schengen, um grupo de 25 países europeus que aboliram todos os controlos nas fronteiras entre si. Assim, os cidadãos da UE, do Espaço Económico Europeu (EEE - Andorra, Islândia, Liechtenstein e Noruega), bem como da Suíça, necessitam apenas de um bilhete de identidade para entrar em Portugal.

Para estadias curtas (até 90 dias), os visitantes dos seguintes países podem entrar em Portugal apenas com passaporte: Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Brunei, Bulgária, Canadá, Chile, Costa Rica, Croácia, El Salvador, Guatemala, Honduras, Israel, Japão, Malásia, México, Mónaco, Nova Zelândia, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Roménia, San Marino, Singapura, Coreia do Sul, Estados Unidos, Uruguai, Vaticano, Venezuela, e Regiões Administrativas Especiais da República Popular da China em Hong Kong e Macau.

Esta lista pode sofrer alterações, por isso deve confirmar com a Embaixada ou Consulado de Portugal local.

Dicas

  • Inscreva-se para obter o visto o mais rápido possível! As questões relacionadas com a emissão de visto exigem muito tempo e atenção;
  • Confirme com as Embaixadas / Consulados sobre quais os documentos precisa para obter um visto;
  • Verifique todos os formulários e os dados que preencheu. Por vezes, pequenos erros podem resultar na recusa do pedido de visto;
  • Guarde sempre as cópias dos documentos originais que enviar no processo de pedido de visto. Poderão ser úteis.

(2013 YOUR WAY TO PORTUGAL: A Guide for Erasmus Mundus Students, DGES - Direcção-Geral do Ensino Superior, janeiro de 2013, p. 5)

Para obter mais informações, consulte:

Viver em Lisboa

Desde o início da história, Lisboa tem acolhido pessoas e culturas diferentes. Apelidada de cidade das sete colinas, é famosa pela sua luz excecional que encanta visitantes e moradores, além de proporcionar excelentes fotos. História e a modernidade cruzam-se numa cidade que quer progredir e manter o seu estilo de vida tradicional.

Nos bairros históricos, é possível encontrar a “Lisboa antiga” e, se gostar de pormenores, dê uma vista de olhos e veja os azulejos que revestem algumas fachadas de edifícios e os trabalhos em ferro fundido das antigas varandas.

As pessoas em Lisboa são amigáveis ​​e não é muito difícil encontrar alguém que entenda inglês, principalmente entre os jovens.

Lisboa tem uma boa rede de transportes públicos e nas proximidades tem as praias de Cascais e Costa da Caparica, e a bonita vila de Sintra.

A cidade também oferece uma grande variedade de atividades culturais e museus.

Lisboa e Portugal também são conhecidos pela boa comida. A cidade tem muitos restaurantes que vão da culinária tradicional à internacional, e alguns não são muito caros. Jantar fora é quase uma tradição nacional.

Quem visita Lisboa elogia com frequência os pratos de marisco, o bacalhau, as sardinhas, e os famosos Pastéis de Belém.

As lojas estão abertas, geralmente de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 19h, mas existem vários centros comerciais abertos todos os dias das 10h às 23h. As farmácias também funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, às vezes fecham à hora do almoço (entre as 13h e as15h). Aos sábados, as farmácias abrem das 9h00 às 13h. Fora deste horário, temos o que chamamos de Farmácias de Serviço (farmácias que funcionam até às 22h00 ou durante toda a noite).

Os bancos estão abertos durante a semana das 8h30 às 15h, mas pode facilmente encontrar caixas multibanco (ATM) identificadas pelo símbolo MB (Multibanco) onde pode levantar dinheiro ou realizar diferentes operações (pagar contas, carregar o saldo do telemóvel, carregar o passe eletrónico Lisboa Viva).

Em Lisboa, para além de um ambiente calmo e agradável para estudar, também pode encontrar desporto, natureza, lazer, cultura e belos locais para visitar e desfrutar. Bem-vindo a Lisboa!

Clique para mais informações.